domingo, 8 de novembro de 2009

Dicas da Acoru

1 – Antes de iniciar qualquer programa de atividade física, faça uma avaliação médica e um teste ergométrico (eletrocardiograma em esforço). Isto é mais importante e indispensável para as pessoas que se iniciam no esporte com mais idade.

2 – Inicie o treinamento com uma frequência de, pelo menos, três vezes por semana. Com a melhoria do condicionamento, esta frequência pode ser aumentada, recomendando-se, entretanto, um descanso semanal, variável com o tipo e a finalidade do treinamento.

3 – Para a melhoria dos sistemas cardiovascular e respiratório, os melhores exercícios são os aeróbicos (andar, correr, nadar, pedalar). Deve-se complementar o treinamento com um trabalho de força, para melhorar a resistência muscular. Aliás, para pessoas maiores de quarenta anos, é aconselhável que se frequente uma boa academia de musculação para compensar a perda de massa muscular, própria da idade.

4 – Quem treina pela manhã, não deve fazê-lo em jejum, nem comer em excesso. O ideal é uma refeição leve, com bastante líquidos.

5 – Quem treina à tarde, deve recuperar-se do esforço realizado antes de jantar, para não sobrecarregar o organismo.

6 – Os exercícios de alongamento não devem ser feitos antes da corrida e sim no final, depois que o corpo já se recuperou parcialmente do esforço. Sua finalidade é descontrair os músculos e aumentar a flexibilidade.

7 – Os exercícios de aquecimento visam elevar a temperatura interna, aumentar a frequência cardíaca (batimentos do coração), preparar a musculatura e lubrificar as articulações antes de iniciar o treinamento propriamente dito ou a prova. Ao largar para uma corrida, a frequência cardíaca (FC) deve estar em 120 batimentos por minuto, aproximadamente.

8 – Subir e descer escadas é um bom exercício para os músculos das pernas. No seu dia a dia, prefira as escadas ao invés do elevador.

9 – Os exercícios físicos regulares ajudam a evitar muitas doenças, entre elas a osteoporose (diminuição da consistência dos ossos, tornando-os fracos e sujeitos a fraturas).

10 – Procure se acalmar antes de comer. A tensão dificulta o fluxo de sangue para o aparelho digestivo e, com isso, reduz a capacidade de absorção dos nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário