domingo, 8 de novembro de 2009

1ª Meia Maratona

1ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana

A Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana – ACORU, em parceria com o Club Libreño de Atletismo – CLA, realizou a 1ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana que foi, também, a pioneira da região.
Se hoje, uma prova desta envergadura apresenta enormes dificuldades para a sua organização, imagine-se o quanto não foi difícil há tantos anos, quando a ACORU dava seus primeiros passos e a corrida de rua não tinha a popularidade com que conta atualmente. Porém, graças ao idealismo de desportistas do quilate de Antonio Eduardo Borin da Silva (ACORU) e Carlos Alberto Cabrera (CLA), foi possível a sua realização. O primeiro desafio estava vencido. O outro desfio, agora para os atletas, era enfrentar os 21.097,5 metros da meia maratona, além do frio e da chuva torrencial.
O sucesso foi tão grande que atraiu atletas de todo o Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Ijuí, Bagé, Livramento, Quarai, Alegrete, São Borja) e da Argentina (Buenos Aires, Curuzú-Cuatiá, Goya, Paso de los Libres).
A prova ocorreu no dia 11 de agosto de 1985 e contou com o patrocínio exclusivo das Lojas JH Santos, que comemoravam 70 anos de fundação. Naquele domingo, às 09:00 horas, os atletas inscritos largaram de Paso de los Libres, cruzaram a Ponte Internacional Getulio Vargas / Agustín Justo e chegaram em Uruguaiana, defronte da filial 29 de JH Santos (antiga Casa Jacques), na rua Bento Martins, atual Calçadão.
O campeão foi João Pereira, da Sogipa, com o tempo de 1hora 6min 30seg. Em 2º lugar, classificou-se Cléo Magalhães, de Livramento, com o tempo de 1h 9min 42seg e, em 3º, Ricardo Mazaeda, de Curuzú-Cuatiá, com o tempo de 1h e 10min.
No feminino, a campeã foi Cláudia Poll Dutra, de Porto Alegre, com o tempo de 1h 31min 49seg. Em 2º lugar, Janete Di Franco, de Porto Alegre, com o tempo de 1h 33min 37seg e, em 3º, Mara Benitez, de Bagé, com o tempo de 1h 36min e 4seg.
A primeira batalha estava vencida. A partir daquele momento, a ACORU estava preparada para enfrentar qualquer desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário