segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Maratona de New York

No dia 1º de novembro estou embarcando para uma grande aventura, para a realização do maior sonho de um maratonista: correr a Maratona de New York, a mais famosa corrida de rua do mundo no dia 06 (domingo).
A primeira edição foi disputada em 1970 e se desenvolveu apenas no Central Park. Em 1976, ela passou a percorrer toda a cidade e, pela primeira vez, participaram maratonistas estrangeiros. A largada passou para a ponte Verrazano-Narrows com o percurso atravessando os bairros do Brooklin, Queens, Bronx e Manhattan e chegando no difícil e ondulado trecho do Central Park, nas proximidades da Tavern on the Green.
É uma maratona difícil. Aliás, não existe maratona fácil. São 42 km mais 195 metros onde o atleta é exigido ao extremo em sua resistência física e mental. O percurso é acidentado com muitas travessias de pontes e seus longos trechos de acesso. O clima é frio, em torno de zero graus. Costuma ventar forte e, às vezes, chove.
A primeira maratona contou com a participação de 126 homens e uma mulher (Nina Kuscsik) que passou mal e não completou a prova. O primeiro campeão foi Gary Muhrcke com o tempo de 2:31:38.
Nesta prova, o corredor mais famoso foi o americano Bill Rodgers, tetracampeão (de 1976 a 1979). A mulher mais famosa foi a norueguesa Grete Waitz, pentacampeã, vencendo em 1978, 79, 80, 82 e 83.
Hoje, a prova conta com mais de 40 mil corredores de todo o mundo. Para evitar congestionamento, há três pontos de largada que convergem depois de um trecho em que os concorrentes já se dispersaram. Mas isto não é suficiente e foi preciso fazer três ondas, defasadas de 20 minutos. Ou seja, são nove largadas ao todo. Em cada ponto de largada há baias onde os corredores são colocados de acordo com os tempos obtidos em outras maratonas.
Eu sou o número 17558 e largarei na Onda Verde, Baia 17, às 9:40. A maratona será transmitida pela internet no site www. nyrr.org/tv/.
Acredito que seja o primeiro uruguaianense a fazer esta prova e gostaria que muitos corredores daqui realizassem este sonho.
Conto com o apoio e a torcida de todos.
Um abraço
Selmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário