quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plantões 24 Horas

Causou polêmica em Uruguaiana, o Decreto Municipal que restringe o horário de funcionamento dos pontos de vendas de bebidas alcoólicas, conhecidos por Plantões. O decreto determina que eles sejam fechados às 23 horas em dias de semana e às 24 horas nos fins de semana. Há alegações e argumentos de ambas as partes, mas a decisão foi tomada e resta a todos cumprirem a lei.
Nós, da ACORU, concordamos com a restrição do horário por uma razão muito simples: a manutenção da saúde. E a definição de saúde não é, unicamente, a ausência de doenças, mas um conjunto de hábitos e atitudes que possibilitem uma boa qualidade de vida, agora e no futuro. Nos hábitos dos corredores, com certeza, não consta ingestão sistemática de bebidas alcoólicas nem dormir tarde. Daí, a nossa concordância.
Quando nossos pais nos mandavam dormir cedo, afirmando que crescemos durante o sono, eles estavam certos. É sabido que o Hormônio do Crescimento (GH) age, com mais intensidade, das 23 às 03 horas. Como o próprio nome diz, ele realiza o crescimento da estrutura física das pessoas. Mas, se o individuo já é adulto ele não cresce mais, não é verdade? Não, não é verdade. Depois da idade adulta, o GH continua atuando no crescimento da massa muscular, no crescimento dos ossos curtos e chatos e na renovação celular.
Qualquer esforço, qualquer movimento, qualquer trabalho ao longo do dia, provoca o rompimento de fibras musculares finíssimas que necessitam ser repostas. Não fosse assim, em pouco tempo não teríamos mais músculos. Aí é que entra o famoso Hormônio do Crescimento, restaurando o que foi danificado durante o dia e acrescentando um algo mais, prevendo futuras necessidades.
Com esta explicação, a ACORU se posiciona favoravelmente à restrição dos horários dos plantões que agora já não são mais 24 horas.

Selmar Salles Teixeira – Profissional de Educação Física – CREF2/RS nº 6278-P/RS – Presidente da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana - ACORU

Nenhum comentário:

Postar um comentário