segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dicas de Verão da ACORU

Sol
O verão está aí e é grande a tentação de expor-se ao sol, buscando aquele bronzeado espetacular, capaz de fazer inveja aos “branquelos”. Entretanto, é necessário muita atenção. Alguns cuidados devem ser tomados como usar protetor solar, roupas leves e claras, boné e, principalmente, evitar os horários de maiores temperaturas (das 11 às 17 no horário de verão). Lembre-se de que uma exposição excessiva ao sol traz uma conseqüência certa (envelhecimento precoce da pele) e outra, provável (câncer de pele).

Hidratação
A água representa mais da metade do nosso corpo. Por isso, é preciso mantê-lo bem hidratado porque, com o calor do verão, o consumo é mais elevado. Os treinos mais longos (acima de 10 km) exigem que se tome água durante a sua realização. Se você não tem alguém que o acompanhe com aquela providencial aguinha, faça como eu: na véspera, distribua copos ou garrafinhas de água mineral ao longo do percurso, bem camufladas na vegetação. Na manhã seguinte, ela estará esperando-o, friazinha, pronta para saciar sua sede. Só não pode perder o local do esconderijo. Durante o dia, use como referencia a cor da urina: se estiver clara, a hidratação está boa: se estiver um amarelo escuro, está faltando água.

Alimentação
A alimentação deve ser feita com intervalos menores. O padrão das três refeições principais faz com que se coma uma grande quantidade de alimentos e, depois, se permaneça em jejum durante várias horas. O ideal é manter as principais e intercalar pequenas refeições entre elas a base de frutas, iogurte, pão. Aliás, os carboidratos são indispensáveis em nossa alimentação e por isso não dispense o seu pão de cada dia e o insubstituível arroz com feijão. O que deve ser eliminado são o açúcar (doces, refrigerantes, sucos industrializados) e as frituras.
Selmar Salles Teixeira – Profissional de Educação Física – CREF2/RS nº 6278-P/

Nenhum comentário:

Postar um comentário