quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Circuito de Corridas de Rua ACORU / 2011

A Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana – ACORU- promove e organiza o Circuito de Corridas de Rua ACORU / 2011.
Os atletas disputarão 05 (cinco) provas válidas para o Circuito, acumulando pontos que definirão os campeões em cada categoria, estabelecendo, desta forma, o ranking oficial dos Corredores de Rua em Uruguaiana.

Cada atleta deverá participar, no mínimo, de 04 (quatro) das provas abaixo relacionadas:
1 - Rústica Abertura da Temporada .............................. 03 de abril (domingo), 09:30h;
2 - 3ª Rústica Luz para os Povos ................................ 29 de maio (domingo), 09:30 h;
3 - 11ª Rústica de Santo Antônio ................................... 25 de junho (sábado). 15:00 h;
4 - 9ª Rústica Verde e Amarela ............................. 04 de setembro (domingo), 09:30 h;
5 - Rústica Dia da Criança ...................................... 09 de outubro (domingo), 09:30 h.

Além destas, serão realizadas as seguintes corridas extra-circuito:
1 - 16ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana ... 01 de maio (domingo), 08:00 h;
2 - Rústica Encerramento da Temporada ............... 11 de dezembro (sábado), 20:00 h..

Plantões 24 Horas

Causou polêmica em Uruguaiana, o Decreto Municipal que restringe o horário de funcionamento dos pontos de vendas de bebidas alcoólicas, conhecidos por Plantões. O decreto determina que eles sejam fechados às 23 horas em dias de semana e às 24 horas nos fins de semana. Há alegações e argumentos de ambas as partes, mas a decisão foi tomada e resta a todos cumprirem a lei.
Nós, da ACORU, concordamos com a restrição do horário por uma razão muito simples: a manutenção da saúde. E a definição de saúde não é, unicamente, a ausência de doenças, mas um conjunto de hábitos e atitudes que possibilitem uma boa qualidade de vida, agora e no futuro. Nos hábitos dos corredores, com certeza, não consta ingestão sistemática de bebidas alcoólicas nem dormir tarde. Daí, a nossa concordância.
Quando nossos pais nos mandavam dormir cedo, afirmando que crescemos durante o sono, eles estavam certos. É sabido que o Hormônio do Crescimento (GH) age, com mais intensidade, das 23 às 03 horas. Como o próprio nome diz, ele realiza o crescimento da estrutura física das pessoas. Mas, se o individuo já é adulto ele não cresce mais, não é verdade? Não, não é verdade. Depois da idade adulta, o GH continua atuando no crescimento da massa muscular, no crescimento dos ossos curtos e chatos e na renovação celular.
Qualquer esforço, qualquer movimento, qualquer trabalho ao longo do dia, provoca o rompimento de fibras musculares finíssimas que necessitam ser repostas. Não fosse assim, em pouco tempo não teríamos mais músculos. Aí é que entra o famoso Hormônio do Crescimento, restaurando o que foi danificado durante o dia e acrescentando um algo mais, prevendo futuras necessidades.
Com esta explicação, a ACORU se posiciona favoravelmente à restrição dos horários dos plantões que agora já não são mais 24 horas.

Selmar Salles Teixeira – Profissional de Educação Física – CREF2/RS nº 6278-P/RS – Presidente da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana - ACORU

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Você Sabe o Que é IMC?

A sigla IMC quer dizer Índice de Massa Corporal. Serve para avaliar a aptidão física do indivíduo a partir de seu peso corporal comparado com sua altura.
O IMC pode ser medido a partir da seguinte equação:
IMC = peso corporal em kg dividido pela altura em metros, ao quadrado.
Por exemplo, para um indivíduo que pese 65 kg e tenha 1,72 m de altura, seu IMC é de 21,97, ou seja, [65 /(1,72 x 1,72) = 21,97] e fica enquadrado na classificação Normal que vai de 18,5 a 25. Abaixo desta faixa, a pessoa está com peso baixo e isso pode significar desnutrição ou outras doenças a ela relacionadas. Se estiver acima, significa sobrepeso (entre 25 e 30) e, em números superiores a 30, pode significar a tão temida obesidade mórbida à qual associam-se doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes.