segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Rústica de Santiago

No domingo passado (09 de janeiro), foi disputada a 6ª Rústica e Mini-Rústica de Santiago, em homenagem aos 127 anos daquele município. O evento foi organizado pela União dos Corredores de Rua de Santiago – UCRS - e contou com a parceria da Prefeitura da cidade que ostenta o título de Terra dos Poetas.
A largada para as crianças ocorreu a partir das 09:30 e os adultos largaram às 10:15 horas. O percurso de 10 km se desenvolve em ruas de paralelepípedos com pequenos trechos de asfalto e relevo acidentado, com muitas subidas e descidas. Além da topografia local, o calor aumentou o grau de dificuldade da prova tornando-a dificílima. O atleta uruguaianense Dieferson Machado Felix, integrante da equipe de triatlon do Exército, correu pela primeira vez no percurso e afirmou que foi um dos mais difíceis que enfrentou. O capitão Dieferson está, atualmente, no Rio de Janeiro e passa férias em Uruguaiana, sua cidade natal. Como todo corredor, enquanto descansa se diverte correndo.
O campeão geral foi Claudir Rodrigues, de Santa Maria e a campeã, Rosa Jussara Barbosa, de Passo Fundo. Eles são os melhores corredores de rua do Rio Grande do Sul e ostentam o título de pentacampeões da Meia Maratona de Uruguaiana.
A ACORU participou da prova com uma equipe de 14 atletas obtendo resultados muito bons nas diversas categorias:
- Feminino 25/34 anos – Rosane Alves Medeiros (Academia Body in Action) ficou em 3º lugar;
- Masculino 30/34 anos – Dieferson Machado Felix foi o 3º colocado;
- Masculino 35/39 anos – Luciano Machado ficou em 3º lugar e Jordão Goulart Serpa, em 4º;
- Masculino 45/49 anos – Diógenes Cezar Rodrigues foi o 1º colocado e Antonio Vanderlei dos Santos Soares, o 7º;
- Masculino 60/64 anos – Selmar Salles Teixeira ficou em 1º lugar;
- Masculino 65/69 anos – João Fonseca Padilha foi o 2º colocado.
Na Mini-Rústica, categoria 13/14 anos, na distância de 2 km, Jean da Silva Carvalho foi o vice-campeão.
Fizeram, ainda, parte da delegação: Ana Caroline do Carmo Soares, Danrlei Veloso Rodrigues, Élbio Rui Rodrigues Cáceres, Elizabete Teles Lobo, Francisco Cabrera Alfaro, Jorge Roberto Sudatti Carvalho, José Vicente Pereira Dias e Franklin Medeiros Rodrigues.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Reveillon diferente

No fim de ano, as pessoas confraternizam de diversas maneiras. Na sua quase totalidade, o fazem com festas regadas a muita bebida e comida. Entretanto, uma pequena minoria o faz de modo diferente. É o caso dos atletas da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana – ACORU – que encerram o ano correndo. Já é tradição: no dia 31 de dezembro, logo após o encerramento da Corrida de São Silvestre, eles se reunirem em sua sede no Ginásio Municipal e ganharem as ruas. Durante o trajeto, saúdam e são saudados pelas pessoas que caminham ou estão sentadas em bares. Passam pelo centro da cidade e se dirigem à casa de Vicente José Braz da Maia, um dos fundadores da ACORU e o atleta mais veterano em atividade. Depois do abraço e dos tradicionais votos de felicidade no Ano Novo, os corredores retornam a sua sede, onde agradecem a Deus por terem saúde, firmam a disposição de continuarem praticando seu esporte preferido e brindam com suco natural de frutas.
O tempo estava ameaçador. Nuvens pesadas escureciam o céu. Havia a previsão de chuva iminente e até de tormentas. Mas isto não assusta os corredores da ACORU. Afinal, de contas, seu esporte é a Corrida Rústica.